.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OBESIDADE ENTRE AS MULHERES AFETA A AUTO-ESTIMA

Aline Rizzato
line_rizzato@hotmail.com



A obesidade, nidiez ou pimelose (outros nomes dados à doença) trata-se de uma reserva natural de gordura que aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.

A obesidade tanto nos homens, quanto nas mulheres causa problemas e transtornos, não apenas na saúde, na estética e no psicológico.

Mulheres sempre são muito vaidosas, bem arrumadas, adoram compras, maquiagem, salão de beleza entre outros artificios para ficarem mais belas. No entanto as obesas, não se sentem confortaveis ao entrar em uma loja e não encontrarem algo em seu tamanho. Além dos problemas físicos, a obesidade diminiu, e muito a auto-estima, e esse é um grande problema principalmente entre as mulheres.

Para Maria Luisa, 65 anos, o inicio da obesidade passou desapercebido. Aos 32 anos, ela diz, comecei a engordar e desde lá não parei mais. Fazem aproximadamente 40 anos que Maria sofre com as consequencias da doença. Ela relata que sempre foi muito rejeitada, sofre com o preconceito e tudo em seu cotidiano ficou mais dificil. Pegar um onibus, sentar em um restaurante, entrar e sair de um carro, coisas básicas que antes fazia automaticamente se tornaram um grande problema em sua vida.

Maria Luisa diz que fazem 5 anos em que não saía de casa, por dificuldades em sua locomoção. Chegou a pesar 162 quilos. Muito triste, chorava por não ter uma vida normal, como as outras pessoas, sair de casa, passear, fazer as tarefas domésticas, isso é o que mais abaixou sua auto-estima.

Este ano Maria Luisa fará a tão sonhada cirurgia de redução de estômago, já perdeu 20 quilos, consegue se locomover com mais agilidade e seus problemas de saúde estão melhorando a cada dia. Está contente, feliz e diz que agora consegue ver uma luz no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...