.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Demora no CIRETRAN leva condutores a perderem suas CNH's.


No dia 22 de agosto do ano passado mudaram as regras para as pessoas que pretendem tirar a CNH (carteira nacional de habilitação). As aulas teóricas passarão a ter 30 para 45 horas aula,as práticas de 15 para 20, além do valor aumentar também.

Tal mudança fez com que muitas pessoas fossem para os centros de formação de condutores (CFC's) para dar entrada em suas carteiras de habilitação, antes da lei mudar,porque tal só começaria a valer dia primeiro desse ano.

O tempo foi passando e como muitas pessoas deram entrada ao processo da CNH juntas,começou a haver demora e mais demora para a realização das provas.

Surge então um problema, hoje praticamente no final do ano, muitos processos estão para vencer sem que se tenham concluído todas as provas,quando em dias normais para demorar muito,para tirar a CNH uma pessoa concluiria o processo em mais ou menos três ou quatro meses.

Bruno Recco, 19, instalador, um de nossos entrevistados fez o teste de carro algumas vezes e na última tentativa mês passado também não conseguiu fazer o exame corretamente,liberou a carteira de moto que já havia passado no teste e pensa em tentar ano que vem incluir a de carro,já que desta vez não foi possivel.

O instrutor pratico da Auto Escola Vitória, Anderson Irikuchi, 26, disse que realmente a demora da conclusão do processo tem a ver com a mudança e o valor que aumentou.E ainda diz que com relação a isso não a nada que se possa fazer .Pois é o velho jeitinho de ser brasileiro,brinca.

Para Anderson, o aumento da carga horária de aulas vai ajudar muito para passar nos testes com mais facilidade,mas tornar o transito melhor é um tabu, pois isso depende mais da consciencia de cada condutor do que se é passado nos CFC's.

No CIRETRAN conversamos com Bruna de Souza, 19 ,estudante de Enfermagem,que nos contou que estava fazendo o teste pela terceira vez,e que seu processo irá vencer no mês que vem. Ela disse que além das mudanças e do tempo para conclusão dos testes,o nervosismo atrapalha muito. "Você sabe fazer mais chega lá, na hora a pressão sobre você é muito grande e isso te atrapalha,"desabafa.

Alguns novos condutores aprovam as mudanças que ocorreram para a retirada da CNH,contudo muitos deles estão preocupados com a demora, pois podem perder suas CNH's.

Em relação a perder o processo o instrutor Anderson Irikuchi ,diz que o CIRETRAN abrirá multirões para que as pessoas que estão com seus processos vencendo tenham uma chance a mais de tentar, mas caso o processo venha a vencer não a nada a se fazer, a pessoa perde memso o processo e tem que dar entrada novamente na CNH.

Bruna mais uma vez não conseguiu passar no exame ,a torcida é para que dê tempo dela fazer o reteste mais uma vez e que consiga passar antes que seu processo vença.

Por: Suellen Caroline Simon
Email:
suellen.digital@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...