.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ATI - ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE

Aline Yuri Missawa
linezinha_b2@hotmail.com

Com tantas doenças que a humanidade sofre devido ao comodismo, alimentação desregulada e sedentarismo, especialmente na 3º idade, por conseqüências ás limitações que esses já sofrem por questão de natureza, nada melhor do que utilizar as instalações de uma academia especializada para atividades físicas. Maringá foi á primeira cidade brasileira a trazer essa academia no Brasil, a ATI teve origem na China há 20 anos. Hoje, existem várias unidades espalhadas por toda a cidade. Todas elas tem como objetivo, oferecer as atividades físicas em lugares próximos a postos de saúde e em lugares onde a caminhada podem ser desenvolvida, uma vez que o idoso sofre com as limitações físicas própria da idade avançada.
Cristiane Nunes Carreira (29), professora de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer, conta as experiências como orientadora nas ATI´s, “É muito bom estar ao lado dos idosos, são inúmeras as emoções e lições de vida que eles nos passam”. Cristiane nos afirma que são muitos os cuidados que é preciso ter para uma pessoa realizar os exercícios, primeiramente é preciso passar por um médico para saber se há alguma restrição, o próprio idoso deve conhecer suas limitações e os cuidados com a alimentação é muito importante para o resultado positivo de quem freqüenta as academias. “O mais interessante é que além dessas pessoas irem fazer atividades físicas, que levam em torno de 45 minutos, de acordo com cada quadro médico da pessoa, o melhor é que depois que terminam os exercícios ficam em torno de uma hora conversando entre si”, conta Carreira.
De acordo com a professora de Educação física, os benefícios que os idosos recebem são muitos, o que mais se destacam são: qualidade do sono, equilíbrio, melhora o deslocamento, movimentação, sociabilização, e principalmente a auto–estima e a qualidade de vida. “Todos eles são muitos carentes de conversa, e sempre procuram conversar e contar as experiências de vida, assim não é somente uma maneira de exercitarem, mais também de fazer novas amizades”, afirma Cristiane.
Valter Silva (74), aposentado e diretor do Clube do Vovô, é participante da ATI “Eu gosto muito de vir aqui, comecei faz pouco tempo, mas já vejo resultados no meu dia-a-dia”, diz. Julio Ambo (82), aposentado, é um integrante das unidades desde o início, mas antes de freqüentar a rotina da academia já fazia exercícios por conta própria “Não sinto nenhuma dificuldade em fazer exercício, já faço atividades físicas há 20 anos diariamente, só sentirei diferença se parar de fazer, pois exercitar faz parte da minha vida e sem isso não vivo bem”.
Em Maringá as academias para terceira idade são numerosos, a maioria delas tem a presença de um professor ou estagiário duas vezes ao dia, normalmente os horário são das 6h 30 às 9h 30 e das 17h 30 às 20h 30. Depois da implantação das ATI´s no município várias outras cidades do Brasil inteiro instalaram o programa de atividades para os idosos.


ATI – Academia da Terceira Idade


Julio Ambo aos 82 anos, praticando diariamente os exercícios que a ATI oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...