.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

JOVENS: ESTUDO, TRABALHO E LAZER


Tayenne Marrie de Carvalho

Quando os jovens saem do ensino médio, geralmente ocorrem muitas mudanças em suas vidas. Alguns que não trabalhavam, começam a trabalhar. Outros vão para a faculdade, onde encontram aulas que dependem de muito mais dedicação do que estavam acostumados. E há ainda aqueles que se dirigem para os dois lados. Neste último caso nos vem a pergunta: esses jovens continuam tendo seus momentos de diversão?

Para a maioria das pessoas isso é algo complicado. Como diz Ana Claudia Neri Lopes, 19, operadora de caixa e estudante do 2º período de Jornalismo, há dedicação maior ao estudo e ao trabalho. A diversão só vem em último caso e quando não há provas nem trabalhos da faculdade, porém, isto depende também de quanto tempo a pessoa trabalha e de se acostumar mais com o ritmo dessa nova vida. Adriano Batista Garcez, 21, estagiário em Área de Planejamento e estudante do 6º período de Engenharia de Automação Industrial e Controle, tinha as mesmas dificuldades quando, no começo, estagiava nove horas por dia. Hoje, sua carga horária diminuiu para seis horas diárias, e com isso já consegue sair todos os finais de semana, e completa: “quando não estou em período de provas, gasto meu tempo na internet, tocando guitarra e jogando videogame –‘nerdismo’ é pouco (risos)”, brinca. Ana Paula Gasparello, 19, auxiliar administrativa e estudante do 2º ano de Artes Visuais, ressalta ainda a importância de que haja a compreensão por parte de quem está acompanhando este momento da vida do jovem, no caso dela, o namorado: “Namorar é assim, nos momentos que dá, e o namorado é muito compreensivo. Ele espera o tempo dele porque ele sabe que é bem pouco”.

Tendo esses exemplos, os jovens podem ficar tranquilos, pois no começo, essa jornada pode ser muito difícil e até mesmo os amigos, a namorada ou o namorado, terem que ser muitas vezes deixados de lado. Mas não é motivo para desespero e muito menos para desistir da faculdade ou do trabalho, com o tempo sempre aparece um jeito de voltar a ter uma boa vida social sem deixar de cumprir com os compromissos. A pedagoga Silvania Maria Costa Carvalho, explica que apesar de todas as responsabilidades, o jovem não pode deixar de lado esse momento de lazer, pois é algo “importante e indispensável nas nossas vidas, ainda mais quando falamos no jovem em fase de transição para a vida adulta, experimentando situações que podem levá-lo a graves estados de stress. O lazer vem como uma válvula de escape que alivia a pressão”. A vida não será a mesma, mas esse esforço traz vantagens aos jovens, que além de ainda poderem, mesmo que com menos frequência, se divertir, levarão consigo o “algo a mais” que todo mundo quer e que é indispensável: dinheiro, conhecimento e experiência.



Pedagoga Silvania Maria Costa Carvalho


Um comentário:

  1. nossaaaa tay o seu ficou muito fodah cara!! eu gostei da edição do video e tal parabéns! (Quezia)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...