.

domingo, 15 de novembro de 2009

INADIMPLÊNCIA EM ALTA.

Inadimplência: Não pagamento até a data de vencimento de um compromisso financeiro com outrém, quando feita negociação de prazos entre as partes, para aquisição de bem durável ou não-durável, ou prestação de serviços, devidamente executados.
Vitrines enfeitadas, coleções da estação e longos prazos para pagamento atraem o consumidor de comprar fora de seus orçamentos. “Compra é fácil o difícil é pagar afirma uma consumidora compulsiva”
Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) o nome de pessoas que tiveram o nome incluso no Serviço Central de Proteção ao Credito (SPC) foram maior do que no ano de 2008.
No caso dos cheques, a devolução em março foi 18,5% superior a fevereiro. Se a comparação for feita com março de 2008, o aumento é de 22,08%. Em Maringá, a quantidade de inclusões cresceu 19,3% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro termômetro do aumento dos níveis de inadimplência foi o crescimento no volume de cheques devolvidos.

O juro mais alto do mercado constitui-se nas administradoras dos cartões de crédito. O crescimento do uso de cartão vem aumentando interruptamente, as pessoas estão optando mais pelo cartão do que seu próprio crediário
O crescimento das operações com cartão de crédito decorre do aumento no número de estabelecimentos que aceitam essa modalidade de pagamento, além da comodidade e da segurança nas operações.
A comerciante Elaine diz que o cartão de crédito é utilizado
pelas classes menos favorecidas como complementação de renda, em grande parte indiferente ao comportamento das taxas de juros e mais atentas ao tamanho do crédito rotativo.
O presidente do Instituto DISOP de Educação Financeira diz que com a redução do IPI consumidores acharam que era uma oportunidade única para se obter o bem desejado fazendo parcelamentos no cartão de crédito em vez de se pouparem para levar à vista, pois a redução era por tempo limitado. Afirma também que o problema não esta no fato de parcelar e sim na falta de educação financeira Isso faz com que as pessoas não incluam, muitas vezes, os valores das parcelas das compras no cartão em seu orçamento.
Evite a inadimplência antes de sair às compras faça seu orçamento.





Ana Cláudia Neri Lopes
anyynha10@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...